Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

OMS declara epidemia de ebola emergência internacional

Organização pede ajuda de outros países, alertando que os atingidos no oeste da África não têm capacidade para conter surto sozinhos. Libéria e Serra Leoa bloqueiam estradas e colocam cidades em quarentena.

Publicado por Perfil Removido
há 10 anos

OMS declara epidemia de ebola emergncia internacional

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (08/08) que a epidemia do ebola no oeste da África é uma emergência internacional de saúde pública e requer uma resposta extraordinária para conter seu avanço. A declaração veio após dois dias de reuniões emergenciais em Genébra, na Suíça, para discutir o surto do vírus – o maior e mais longo da história.

Margaret Chan, chefe da OMS, disse que o anúncio é "um pedido claro por solidariedade internacional". "Os países afetados até agora simplesmente não têm capacidade para administrar sozinhos um surto dessa dimensão e complexidade", afirmou Chan, pedindo o apoio da comunidade internacional. "Trata-se de uma epidemia sem precedentes em termos de distribuição geográfica, pessoas infectadas e mortes."

A OMS alertou ainda que "os Estados devem estar preparados para detectar e tratar casos do ebola" e "facilitar a retirada de cidadãos, em particular pessoal médico, que estiveram expostos ao vírus" nos países afetados.

O impacto da declaração da OMS ainda não é claro. O status de emergência internacional poderia significar restrições de viagens internacionais, por exemplo. A OMS já declarou emergência desse tipo em outras ocasiões, como durante a pandemia de gripe suína. Em 2009, e a disseminação de pólio, em maio deste ano.

"Fora de controle"

A decisão da OMS veio após as autoridades de saúde dos EUA terem admitido nesta quinta-feira que o avanço do ebola na África Ocidental foi "inevitável" e depois de a organização Médicos Sem Fronteiras alertar que o vírus mortal está "fora de controle", com mais de 60 focos da epidemia registrados.

O atual surto do ebola começou em março deste ano na Guiné e atingiu os países vizinhos Serra Leoa e Libéria. Ainda não há tratamento ou vacina licenciados para combater o vírus, e a taxa de morte registrada tem sido de cerca de 50%. A epidemia já matou ao menos 932 pessoas e infectou mais de 1.700.

Libéria, Guiné e Serra Leoa declararam estado de emergência. Soldados na província liberiana de Grand Cape Mount – uma das áreas mais afetadas – bloquearam estradas para limitar o trânsito para a capital do país, Monróvia. Segundo relatos, corpos estão espalhados pelas ruas da cidade.


Fonte:http://www.dw.de/oms-declara-epidemia-de-ebola-emerg%C3%AAncia-internacional/a-17840930

  • Publicações99
  • Seguidores0
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações94
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oms-declara-epidemia-de-ebola-emergencia-internacional/132795521

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)